Foto: Renan Mattos (Diário)
Cruzamento da Avenida Presidente Vargas e Avenida Bordes de Medeiros com buracos
Antes de descobrir que poderia captar recursos via o programa Avançar Cidades e, assim, refazer o asfalto nas ruas da cidade (veja aqui a reportagem exclusiva que traz a lista das 64 ruas que devem ser beneficiadas se a prefeitura conseguir o empréstimo de R$ 50 milhões), a prefeitura trabalhava num diagnóstico das vias urbanas.
A amostra feita em 28 quilômetros apontou que 61% do asfalto é ruim, 22% é bom e 17% regular. O diagnóstico também apontou o número de veículos por vias. Na Avenida Presidente Vargas, por exemplo, trafegam uma média de 25 mil veículos por dia. O Plano de Gerenciamento é projetado para uma vida útil, no máximo, de 10 anos, incluindo não só recuperação, mas também prevenção.
Número de veículos ao dia por avenida
- Presidente Vargas - 25 mil
- Medianeira - 24 mil
- Walter Jobim - 21 mil
- Dores - 19 mil
- Diácono João Luiz Pozzobom - 18,5 mil
- Fernando Ferrari - 15,5 mil
- Ângelo Bolson - 12 mil
- Rio Branco - 12 mil
- Borges de Medeiros - 11 mil
- Liberdade - 9,5 mil
Número de veículos ao dia nas ruas
- Serafim Valandro - 13,75 mil
- Duque de Caxias - 10,7 mil
- Acampamento - 10,5 mil
- Andradas - 10 mil
- Euclides da Cunha - 9, 4 mil
- Venâncio Aires - 9,3mil
- Tuiuti - 8, 5mil
- Silva Jardim - 8,3 mil
- Floriano Peixoto - 8 mil
Coordenada pelo engenheiro Paulo da Rosa e pelo engenheiro civil e mestrando da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Márcio da Fonseca Martins, a radiografia no trecho forneceu subsídios ao Plano de Gerenciamento de Pavimentos, pela primeira vez implantado na prefeitura de Santa Maria.
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Fizeram parte da radiografia das vias o cumprimento e largura das vias, a medição da capacidade estrutural do asfalto, as condições de suportar o tráfego e absorver a carga. E ainda se seriam necessárias medidas para reforçar o pavimento. A amostra apontou que 61% do asfalto é ruim, 22% é bom e 17% regular. O diagnóstico também apontou o número de veículos por vias. Na Avenida Presidente Vargas, por exemplo, trafegam uma média de 25 mil veículos por dia. O Plano de Gerenciamento, explicou Rosa, é projetado para uma vida útil, no máximo, de 10 anos, incluindo não só recuperação, mas também prevenção.
O fato de a prefeitura já disponibilizar desses dados e o município contar com um Plano de Mobilidade Urbana contou pontos a favor para Santa Maria se habilitar ao programa Avançar Cidades.
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Mas, antes disso, o Executivo precisou pedir ao Ministério das Cidades uma alteração nos critérios para poder se enquadrar no projeto. Os recursos para cidades acima de 250 mil habitantes, no qual Santa Maria se encaixava, eram destinados somente para corredores de ônibus, o que não interessava à prefeitura, já que o Executivo precisava recuperar mais ruas. Para isso, foi importante o ministro ser do mesmo partido do prefeito. Na época, a pasta era comandada por o tucano Bruno Araújo e antes de deixar o ministério, alteração foi feita, possibilitando Santa Maria se habilitar no recurso para pavimentação de ruas e outros municípios se candidatarem ao financiamento.
O DIAGNÓSTICO
- Em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a prefeitura fez um diagnóstico em 28 quilômetros para medir a capacidade estrutural do asfalto, as condições de suportar o tráfego e absorver a carga ou se seriam necessárias medidas para reforçar o pavimento, cumprimento e largura
- Esse projeto-piloto da radiografia nos 28 quilômetros foi elaborado para fornecer dados ao Plano de Gerenciamento de Pavimentos, pela primeira vez implantado na prefeitura de Santa Maria
- O Plano de Gerenciamento é projetado para uma vida útil, no máximo, de 10 anos, incluindo não só recuperação, mas também prevenção. O pavimento de algumas vias podem dar problemas antes desse período, dependendo do número de veículos que circula e das cargas absorvidas, por exemplo
- Essa radiografia nos 28 quilômetros que fazem parte dos 75 quilômetros servirão de subsídios para a empresa que será contratada para fazer a análise nas 64 ruas e avenidas